quarta-feira, 11 de maio de 2011

Esta poesia foi concebida, após assistir a uma das palestras ministradas na Semana de Letras 2011, momento em que o Ilustre Poeta Primitivo Paes, com seu jeito impar de recitar, forte e tão tenro ao mesmo tempo, me deixou intrigado e pensativo de quanto são belas e inspiradoras palavras que brotam do fundo de sua alma.



Palavras do poeta



Ao ouvir o poeta falar
Coisas lindas do saber, sentir e pensar
Não sei o que acontece
Ou porque as lágrimas descem do meu olhar

Salta o coração em alegria
Ai meu Deus quem diria
Ao ouvir coisas belas e formosas
Através de rimas e prosas

Pudessem a minha alma tocar
Sinto gozo e prazer
E se alguém souber me explique por que
Pois não importa se és letrado

Ou fora criado sem muito saber
Mesmo assim poeta quero agradecer
Por suas palavras que enriquecem o viver

Darlan de Angelo Santos (1º Período de História - FEUC 2011).

domingo, 8 de maio de 2011

AGENDA CULTURAL - MAIO DE 2011. CASA DE CULTURA DE ITAGUAÍ.

No dia 10 de maio de 2011, realizar-se-á a palestra intitulada “Contribuições da Linguística para o ensino da leitura”, com a Professora Doutora em Letras Arlene da Fonseca, na Casa de Cultura de Itaguaí no  horário: 9h as 11h.


Público alvo: Professores de Língua Portuguesa, professores do E. F. de Sala de Leitura e alunos universitários.

Local: Auditório da SMEC (inscrições antecipadas).

FOTOS DA XX SEMANA DE LETRAS E BOAS LEMBRANÇAS

A XX Semana de Letras terminou, no último dia 04/05/11, e deixou um gosto de querer mais, de querer novamente, todas as alegrias e emoções que ocorreram neste evento tão especial e que é idealizado com muito cuidado e carinho para que os estudantes de Letras possam aproveitar e aprender com o que há de melhor nas palestras, performances, exibições de documentários, etc. Para encurtar, todavia, a saudade em ter que aguardar a próxima Semana de Letras em 2012, os registros de vários momentos seguem abaixo para resumir um pouco do que foram estes proveitosos dias.


Obrigada Prof.ª Arlene, Prof. Erivelto Reis, Prof. Valmir Miranda, Prof.ª Cláudia Atanázio, Prof.ª Simone Batista, Prof.ª Lorelaine Saurina, Prof.ª Renata Gomes, Prof. Rafael Neves e tantos outros professores, palestrantes, participantes e monitores do turno da manhã e da noite que colaboraram para que fosse possível a realização desse evento.

Equipe de Monitores do NEL.





















terça-feira, 3 de maio de 2011

BLOG? PARA QUE ELE SERVE AFINAL?

Vamos refletir...

Hoje, com tantos meios e facilidades para a comunicação imediata, a amplitude tecnólogica é observada,citada e discutida inesgotavelmente, pois nos faz atentar para este fenômeno que nos deixa um tanto quanto independentes de seu uso; queremos explorar e descobrir as novidades e oferecimentos que muito a tecnologia nos traz; contudo, não há como ignorar que tantas linguagens incutidas nestas ferramentas surgem de maneira peculiar (e coletivamente), porque tornam-se frequentes, conhecidas ,bastante faladas, e o papel alastra-se como "onda febril"em um bom número de pessoas_não há mais como não dar referências ao BLOG. O Blog que cientificamente falando é a contração de WEB LOG( Diário da Web), hoje se intensifica em sua utilização para confirmar uma democracia para a escrita, da liberdade de expressão, da exposição de ideias, de pensamentos e etc,  tendo a partir daí a revelação que muitos querem escrever e se opor de alguma maneira a algo que não está de acordo com o seu ponto de vista ou sua conduta de costume.

Os Blogs intensificam a finalidade de que os indíviduos não querem mais permancer calados, querem se prontificar diante de campanhas, projetos, protestos e por assim em diante, e claro, querem visibilidade e espaço de suas opiniões e ser visto/lido/ouvido por uma ampla camada de pessoas.

Ainda há a pergunta: "O uso do blog é positivo ou negativo para a atual sociedade?" É complexo e super delicado responder, partindo do pressuposto de que devemos pensar em qual sociedade estamos vivendo no século XXI, qual é a identidade dessa sociedade (não podemos negar as riquíssimas misturas que estão em nossos genes, por isso falar em sociedade uníssona é perigoso pois poderá nos delimitar em esporádicas visões), e o que se entende por saldos negativos e positivos e o que podem acarretar e por quê, e etc.

Com tantas questões sob investigações, continuemos então a observar os blogs, os indivíduos que os usam e como usam, e prestar uma generosa atenção para tentarmos captar respostas para a evolução deste diário tão compartilhado e acessível por todos e para todos.

Por: Charlene Coelho (Aluna do 5º período de Letras( Português/ Inglês) Turno: Manhã

segunda-feira, 2 de maio de 2011

PALESTRA DE ABERTURA DA XX SEMANA DE LETRAS(FIC)

XX Semana de Letras das FIC, que iniciou hoje, dia 02 de maio de 2011, às 08h, contou com abertura da palestra que fora realizada no auditório FEUC; a mesa-redonda com a professora e coordenadora do curso de Letras, Arlene da Figueira da Fonseca, dos professores Erivelto Reis e Valmir Miranda, juntamente com os alunos que integram o Nel, tratou das experiências e aprendizados com o presente projeto. Os ouvintes também puderam admirar a performance do poeta da Zona Oeste Primitivo Paes, queridíssimo por todos nas Faculdades. Vale lembrar que a XX Semana de Letras irá até o dia 04/05/11, oferecendo em sua programação várias paletras, performances com poesias e exposições.
Boa Semana de Letras para todos!

Da esquerda para direita: Prof. Erivelto Reis, Prof.ª Arlene Fonseca e o Prof.Valmir Miranda

O Poeta Primitivo Paes

UM INTERESSANTE PROJETO:MUNDO DOS LIVROS

 Promover pesquisas, projetos e dar credibilidades para todas as ideias que chegam ao conhecimento do Núcleo NEL, é de imensa responsabilidade; mas, soma-se com o prazer de aprender e conhecer e, nos dá a incrível oportunidade de conhecer outros projetos e meios de estudos da linguagem. Assim é o projeto Mundo dos Livros, que busca interagir com os amantes dos livros e promover fóruns de discussões, dicas de livros e contatos de editoras. O projeto foi desenvolvido pelo aluno do curso de Letras, Jair Alves, e que no momento está cursando o 1º período de Inglês. Jair Alves é dos muitos alunos que nos oferecem estas preciosas ideias de parceria e conhecimento de informações no campo linguístico e literário.

Para acessar o projeto basta ir ao endereço: www.facebook.com/mundodoslivros

Texto de Charlene Coelho (Aluna do 5º período de Letras_ Port./Ing.)