quinta-feira, 26 de setembro de 2013

APRESENTAÇÃO  DO TRABALHO DE DISCURSO MULTIMODAL

Autora: Professora Ms. Ana Paula Cypriano e os anos do sexto período de língua inglesa do segundo semestre de 2012.

"O mundo da comunicação e informação vem sofrendo contínuas mudanças com o advento da internet que propaga e disponibiliza discursos marcadamente multimodais. Por conseguinte, esse tipo de discurso permeia cada vez mais o cotidiano do século XXI. E, muitas vezes, partimos do pressuposto que o significado do discurso multimodal é construído da mesma forma que o do discurso monomodal; isto é, que ao entendermos a forma/a estrutura da linguagem escrita ou oral entenderemos seu significado. Todavia, é necessário compreendermos que o texto deixa de ter dupla articulação e passa a ter múltiplas articulações (Kress and Van Leeuwen, 2010). Para compreendermos essa multiplicidade de articulações, todo e qualquer recurso semiótico disponível no texto deve ser usado para a construção de significado, caso contrário, o significado construído poderá ser  equivocado. De acordo com Rojo (2009),  a leitura do texto verbal escrito não é mais suficiente, faz-se necessário entender sua relação com o conjunto de signos de outras modalidades da linguagem (cor, fala, escrita, imagem estática, imagem em movimento, etc) que o cercam,e, o impregnam. Vale ainda ressaltar que o significado não é construído simplesmente pelo somatório do significado individual dos signos, mas há que se considerar o contexto sócio-histórico-cultural do discurso em questão. 
Considerando a construção do significado no discurso multimodal, alunos da disciplina de Prática Discursiva em Língua Inglesa, do 6° período  de Letras (Português - Inglês) elaboraram, em junho de 2013, os discursos multimoldais a seguir para abordarem questões relativas aos direitos humanos."

Para acessar o trabalho dos alunoc, clique no link abaixo:
https://docs.google.com/presentation/d/1lnVJV7MW5YOrl5ZsaAOD9r8LD_h01CKAhy55L6WDRzw/edit?usp=sharing