quarta-feira, 24 de setembro de 2014

IX JORNADA NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - CEFIFIL

IX JORNADA NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA
DA LÍNGUA PORTUGUESA -


REALIZAÇÃO: CEFIFIL
INSTITUIÇÃO PARCEIRA: FEUC/FIC

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS
NÚCLEO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM POETA PRIMITIVO PAES

Dando cumprimento à Lei Nº 11.310, de 12 de junho de 2006, que instituiu o "Dia Nacional da Língua Portuguesa, o Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticoscriou a Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa, na qual esta será estudada e divulgada em todos os aspectos em que dela se trate linguística e/ou filologicamente em suas diversas especialidades.
Os detalhes de sua extensão serão aprimorados a partir de encontros e convênios com as diversas instituições públicas e particulares que desejarem integrar esta celebração de nosso idioma, entre as quais estará a Universidade Veiga de Almeida, esperando contar com as outras faculdades e institutos de Letras que participaram nos anos anteriores e com todas as outras que tenham interesses semelhantes.
Estamos aguardando a confirmação das instituições que já se mostraram interessadas em participar dessa festa em louvor da língua portuguesa, assim como esperamos a manifestação das que ainda não se decidiram, em todas as Unidades da Federação.
O Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos fará o contato entre as diversas instituições que a ele se unirem e fornecerá os certificados de participação e frequência para todos os que se inscreverem até o dia 02 de novembro, assim como publicará o livro de resumos e os textos completos em DVD e na Internet.
O endereço eletrônico para contato será eventos@filologia.org.br e o telefone será (21) 2569-0276. A Universidade Veiga de Almeida (Rua Ibituruna, 108 - Maracanã - Rio de Janeiro - RJ) será a instituição acadêmica de ensino superior de Letras que servirá de núcleo principal do evento, onde deverão ocorrer minicursos, palestras, conferências, comunicações, painéis e sessão de lançamentos e autógrafos.
A estrutura e demais detalhes do evento serão disponibilizados na página virtual da IX Jornada à proporção que se definirem em cada instituição que a ele aderir.
ATENÇÃO:  Os participantes que não se inscreverem pela página da jornada não receberão o Certificado do CiFEFiL, mas poderão solicitá-lo da instituição em que participarem, através do Coordenador Local, no próprio dia do evento.


ESTRUTURA BÁSICA DO EVENTO
A programação deverá ser adaptada à realidade de cada instituição envolvida no evento, pois a IX Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa ocorrerá simultaneamente em diversas unidades acadêmicas em todo o Brasil. Deste modo, será bastante produtiva a maior interação possível entre as instituições que atuam em regiões próximas, de maneira que os palestristas e conferencistas priorizem a apresentação fora de seu local de trabalho docente.
Caso pretenda apresentar trabalho, envie sua proposta (palestra, conferência, minicurso, comunicação, lançamento de livro etc.), com um resumo de 100 a 300 palavras, em anexo de e-mail, para eventos@filologia.org.br logo que puder. E, se a sua instituição ainda não tiver aderido ao evento, entre em contato conosco para que possamos facilitar isto para vocês. 




1.      
Os resumos devem ter de 100 a 300 palavras, precedidos dos títulos.

2.     
Para ver as instruções específicas relativas à preparação dos pôsteres CLIQUE AQUI.

3.    
Os trabalhos completos devem seguir estas normas:

a.      Os originais devem ser digitados em Word para Windows;
b.     Configuração da página: A-5 (148 X 210 mm) e margens de 25 mm em todos os lados;
c.      Fonte Times New Roman, tamanho 10 para o texto e tamanho 8 para citações e notas;
d.     Parágrafo com alinhamento justificado e com espaçamento simples;
e.      Recuo de 10 mm para a primeira linha dos parágrafos;
f.       Mínimo de 06 e máximo de 12 páginas (com tolerâncias mínimasdesde que suficientemente justificadas)
g.     As referências bibliográficas devem ser incluídas no corpo o texto, de forma reduzida, indicando o nome do autorano da publicação e páginacomo porexemplo (BECHARA, 2001, p. 387)
h.     As demais notas devem ser resumidas e editadas como notas de rodapé;
i.       A bibliografia deve ser colocada ao final do texto, seguindo as normas da ABNT.
j.       Quando indispensável usar figuras ou fontes especiais, indicar o programa em que a figuras foram geradas e enviar o arquivo de fontes para ser instaladas em nosso computador.

4.          
Os trabalhos completos devem ser enviados para eventos@filologia.org.br ou entregues à Coordenação do Congresso, em CD-RW, no dia da apresentação do trabalho, com identificação externa.
5.         
Todas as situações excepcionais deverão ser estabelecidas em acordo com o Coordenador, pessoalmente, ou por telefone.



NORMAS PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PÔSTER

NA SESSÃO DE PAINÉIS




Normas gerais
1) 
pôster deve ser confeccionado apenas depois que o trabalho obtiver a resposta de aceitação pela Coordenação do Congresso.
2) 
Tamanho do pôsterLargura: de 70cm (no máximo); Altura: de 1,20m (no máximo).
3) 
autor deverá fixar o pôster antes do início da sessãoque começará às doze horas.

Atenção

5) 
No mínimo um dos autores do trabalho deverá permanecer junto ao pôsterdurante todo o tempo da Sessãopara responder as questões dos interessados. Portanto, se o mesmo autor inscrever dois trabalhos, terá de apresentar um em cada dia.
6) 
No final da Sessão será entregue no local de cada pôster o atestado de apresentação do trabalho ao autor / apresentador.
7)
 É obrigatório que o título do trabalho no pôster seja o mesmo do título do resumo enviado à Coordenação do Congresso.
8) 
É proibida a apresentação:
a) por terceiros (não autores), oral ou por equipamentos eletrônicos;
b) de trabalhos impressos em folhas soltassem características de um pôster;
c) com retroprojetor, computadormicrofone e outros equipamentos;
d) com aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos autores da sessão.

Sobre o pôster

9) 
No pôster deve constartítulo do trabalhonome(s) do(s) autor(es) e do orientadordepartamento / instituição do(s) autor(es), cidade / estado e os dados da pesquisa;identificartrabalho de IC e agência de fomento, se for o caso.
10) 
Usar fonte (letrassimples e com tamanho que permita a leitura rápida e a dois metros de distância.
11) 
Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figurasfotostabelasgráficos e esquemas possíveis.
12) 
Organizar as informações de modo que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas e utilizar todos os recursos disponíveis para o pôster despertar o interesse do público.
13) 
Para cada trabalho estará reservado no dia de sua apresentaçãoum painel para fixação.
14) 
Todos os painéis terão um "ganchopara pendurar o pôster com cordão.
Seguiremos, em princípio, as normas da SBPC, cujos modelos podem ser vistos abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário