quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

A CARTA DO DESCOBRIMENTO: DESCORTINANDO A ARTE E A CULTURA BRASILEIRAS A PARTIR DA CARTA DE CAMINHA - Lybia Oliveira

TEMAS E PROBLEMAS DA CULTURA LITERÁRIA BRASILEIRA


A CARTA DO DESCOBRIMENTO: DESCORTINANDO A ARTE E A CULTURA BRASILEIRAS A PARTIR DA CARTA DE CAMINHA

Lybia Oliveira (PIC/FIC)
Prof. Orientador: Me. Erivelto da Silva Reis
(PIBID/FIC/P.A.A. – NEL – UFRJ – SEEDUC-RJ)


RESUMO: Desde a Carta do Descobrimento escrita por Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal, quando do descobrimento do Brasil, os temas e os problemas da Cultura e da Literatura Brasileira têm sido vistos, revisitados, debatidos e revistos por inúmeros teóricos. De Cândido a Bosi, de Coutinho a Moisés. Passando por obras como Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda à Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freire, é possível considerar-se que poderia ter sido sempre uma de nossas questões fundamentais, enquanto sociedade em desenvolvimento e transformação constantes entendermo-nos como Nação, reconhecermos nossos processos de formação e discutirmos como chegamos ao ponto em que estamos e o que configura nossa Literatura como uma das melhores do mundo; bem como o que tem levado nossas manifestações culturais e artísticas a serem consideradas como relevantes na História da arte ocidental.  Assim, nos parece fundamental uma análise atenta e recontextualizada da Carta de Caminha e a reconfiguração de suas proposições como pertencentes à nossa matriz cultural e literária.  O presente trabalho é o ponto de partida do projeto “Temas e Problemas da Cultura Literária Brasileira”, orientado pelo Professor Mestre Erivelto da Silva Reis, apresentado e desenvolvido pelo Projeto de Iniciação Científica (PIC/FIC), em consonância com as recomendações do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras (NDE), através do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos da Linguagem Poeta Primitivo Paes (NEL-PPP), e da Coordenadoria de Extensão, Pós-Graduação e Pesquisa (CEPOPE) das Faculdades Integradas Campo-grandenses.


Palavras-chave: Carta do Descobrimento, Cultura, Literatura Brasileira.

NORMAS PARA ACEITE DE ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A SEMANA DE LETRAS 2015

NORMAS PARA ACEITE DE ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A SEMANA DE LETRAS

                A Comissão de organização da Semana de Letras levará em conta alguns critérios específicos e objetivos para o aceite de proposições de atividades para a Semana de Letras:
1.      Envio dentro do prazo;
2.       Envio para o endereço indicado pela coordenação da Semana;
3.       Formatação e normatização compatível com a solicitada para publicação;
4.       Identificação clara, pelo proponente, de titulação, instituição de vínculo, título da palestra, e-mail, autoria e/ou coautoria e/ou orientador (a) (se houver); palavras-chave, dia, turno e recursos necessários.
5.       Orientação de um professor responsável;
6.       Expectativa de público;
7.       Oferta de atividades de mesma temática;
8.       Oferta de atividades de um mesmo proponente;
9.       Adequação de espaço compatível para a atividade;
1.   Disponibilidade de recursos;
1.   Adequação ou pertinência da proposta ao tema da Semana.

A deliberação sobre o aceite ocorrerá entre os membros da comissão de organização da Semana: membros do NEL e Coordenador (a) e Vice-Coordenador (a) do Curso de Letras.

As atividades que se desenvolvam com a participação dos alunos (as) das FIC e que sejam orientadas e/ou relacionadas às práticas didático-pedagógicas de uma disciplina ministrada por um (a) professor (a) deverão ser inscritas pelo (a) professor (a), que deverá informar nome completo, habilitação e período dos alunos inscritos.

FICHA DE INSCRIÇÃO DE ATIVIDADES NA SEMANA DE LETRAS 2015

FICHA DE INSCRIÇÃO
XXIV SEMANA DE LETRAS FEUC
 26, 27 e 28 de maio de 2015

TEMA:
Língua e Literatura: comunicação, mídia e redes sociais

 1.    INFORMAÇÕES DO AUTOR E DA ATIVIDADE:
Nome completo:


Instituição:_____________________________
Titulação:________________________________________________
E-mail:________________________________________________________
Título da Atividade Proposta:
_________________________________________________________________________
DATA:  (  ) 26  (  ) 27  (  ) 28   -  Turno:  (  ) Manhã  (  ) Noite     
RECURSOS:  (  ) Datashow   (  ) Microfone   (  ) Caixa de Som   (  ) DVD
(  )   Conexão com internet    (  )   TV             (  ) Outros               (  ) Projetor (apenas)
Quais?________________________________________________________

Telefone(s) para contato:_________________________________________
MODALIDADE DA ATIVIDADE: Forneça dados completos dos demais participantes de sua atividade (Palestra / Mesa-redonda / Comunicação Coordenada / Minicurso / Pôster / Oficina / Debate)
(     ) Palestra                (     ) Comunicação                  (     ) Pôster                   
(     ) Oficina                  (     ) Mesa-redonda                 (     ) Minicurso 
(     ) Lançamento de livro                                              (     ) Comunicação Coordenada   
(     ) Exibição de Filme e Debate 
INFORMAÇÕES SOBRE O COAUTOR / PARTICIPANTE OU ORIENTADOR (se houver)
Nome:__________________________________________________________
Instituição:______________________________________________________
Titulação:_______________________________________________________
 (Repita a estrutura acima para informar até 4 coautores/participantes e/ou até dois orientadores diretamente relacionados à mesma atividade).
Apresente a atividade, objetivamente, em até duas frases, para informar, incentivar e direcionar as inscrições dos alunos (as):




ATENÇÃO:
            O fornecimento correto (ordem dos nomes, titulação, filiação institucional, coautoria, orientação, nome e modalidade da atividade data e turno), bem como demais informações consideradas relevantes para a publicação e para a organização do evento é de responsabilidade dos proponentes. Cada atividade poderá ter até 04 (quatro) coautores e/ou participantes e/ou dois orientadores informados de forma correta. E o comparecimento dos autores/participantes informados às atividades é obrigatório. O não comparecimento inviabilizará a entrega de certificação correspondente.


 2.    INSERÇÃO DE TEXTO DO RESUMO:

   O texto deve obedecer, rigorosamente, as normas disponibilizadas abaixo, as quais vêm acompanhadas de um resumo-modelo.
COLE ou digite O SEU RESUMO AQUI:






     
                 
      3.    data limite e local de entrega da ficha preenchida:

A proposta deverá ser enviada ao NEL (Núcleo de Estudos da Linguagem Poeta Primitivo Paes) pelo e-mail: nel@feuc.br, impreterivelmente, até o dia 28/04/2015, às 23h59min. Propostas entregues após essa data não serão aceitas.


4.    ESPAÇO DESTINADO À APRESENTAÇÃO:
            Os locais de apresentação serão destinados de acordo com o número de inscritos e a disponibilidade dos espaços.



 5.  INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS:

            Para sanar as dúvidas, informações ou esclarecimentos, contate os professores do NEL, pelo e-mail nel@feuc.br ou pessoalmente, nos horários de atendimento, afixados na porta do núcleo.

      6.  REGISTRE, NESTE ESPAÇO, A OBSERVAÇÃO QUE DESEJE FAZER À COMISSÃO ORGANIZADORA DA SEMANA DE LETRAS:



           

            A efetiva participação na XXIV Semana de Letras dependerá do envio da ficha de inscrição no prazo determinado pela Comissão Organizadora e na configuração constante das normas.

7. NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NO CADERNO DE RESUMOS COM isbn:

O resumo deverá ter as seguintes características:

  1. Título em maiúsculas, negrito e centralizado.
  1. Nome do autor e/ou coautor à margem direita, precedido pela titulação e com a filiação institucional entre parênteses indicada abaixo do nome.
  1. Palavras-chave: mínimo de 3 e máximo de 5 separadas por traço.
  1. Língua: Português.
  1. Limite de palavras: mínimo de 100 e máximo de 200.
  1. Formatação: espaço simples; margens: esquerda e superior - 3 cm, direita e inferior - 2 cm; fonte: Times New Roman 11.
  2. As palavras “RESUMO:” e “PALAVRAS-CHAVE:”, devem ser inscritas conforme a grafia assinalada no item 7.

Modelo de resumo (Siga esse padrão, por favor)

ANÁLISE RÍTMICA DE DUAS COMUNIDADES DE FALA DE LÍNGUA ESPANHOLA

Dr. José Ricardo Dordron de Pinho
(FIC-CPII)
RESUMO: Tradicionalmente, o espanhol tem sido classificado como uma língua de ritmo silábico, ou seja, com isocronia silábica; neste tipo de línguas, as sílabas se repetem em intervalos regulares de tempo, ainda que isto se dê apenas de maneira perceptiva.  Porém, atualmente, as línguas já não são vistas estritamente como silábicas ou acentuais, mas sim como mais silábicas ou mais acentuais.  Além disso, como visto em O’Rourke (2008), as características rítmicas de uma língua podem variar de acordo com a origem geográfica do falante: diferentes dialetos de uma mesma língua não terão, necessariamente, as mesmas características do ponto de vista rítmico.  Este trabalho propõe uma análise rítmica do espanhol em duas de suas variedades, a espanhola e a chilena, com dados de leitura e de fala espontânea.  Buscamos comprovar se ambas realmente possuem isocronia silábica e quais são as especificidades de cada variedade geoletal.  Para tanto, baseamo-nos nas pesquisas prévias de Ramus, Nespor e Mehler (1999), Low, Grabe e Nolan (2000) e Grabe e Low (2002).

PALAVRAS-CHAVE: Isocronia - Línguas de ritmo silábico ou acentual.

 
 

























A revisão ortográfica, normativa e gramatical dos resumos é de responsabilidade dos proponentes. 

FICHA DE INSCRIÇÃO DE PÔSTERES PARA A SEMANA DE LETRAS 2015 - Leiam atentamente. por favor.

FICHA DE INSCRIÇÃO (sessão de pôsteres)
XXIV SEMANA DE LETRAS FEUC
 26, 27 e 28 de maio de 2015

TEMA:
Língua e Literatura: comunicação, mídia e redes sociais

NORMAS PARA confecção de pôster
e procedimentos de apresentação
1)Todos os interessados deverão preencher a Ficha de Inscrição de Apresentação de Pôster, no entanto, o professor orientador ou o (a) aluno (a)  relacionado (a) como autor (a) de cada pôster é que deverá encaminhar a ficha de inscrição, sob anuência de seu orientador, à comissão organizadora da XXIV Semana de Letras até o dia 28/04/2015, às 23h59min.
      2) Cada autor poderá inscrever ou participar de apenas 01 (um) pôster.
      3) Cada pôster deverá ter, no máximo, quatro coautores e/ou até dois professores orientadores.
      4) No mínimo, um dos autores do trabalho deverá permanecer junto ao pôster, durante o tempo reservado à sessão de pôster.
      5) É proibida a apresentação:
· por terceiros (não especificados no resumo do trabalho), oral ou por performances;
· de trabalhos impressos em folhas de sulfite soltas, sem características de um pôster;
· com aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos demais autores da sessão; e
· de pôster feito à mão.
      6) Tamanho do pôster: 90 cm de largura e 1,10m de altura.
      7) No pôster, deve constar: (leia os itens de “a” até “k”)
a) TÍTULO DO TRABALHO, em letras maiúsculas, centralizado e em negrito;
b) Nome (s) do (s) Autor (es /as);
c) Nome do (a) Professor (a) Orientador (a); - até dois orientadores (as);
d) Nome da Instituição;
e) Cidade/Estado;
f) Endereço eletrônico;
g) Introdução;
h) Desenvolvimento;
i) Metodologia,
j) Resultados;
k) Conclusão.

É OBRIGATÓRIO:
08) que o título do trabalho, no pôster, seja idêntico ao título do resumo enviado à comissão organizadora da XXIV Semana de Letras.
09) Usar fontes (letras) simples e com tamanho que permita a leitura rápida e a dois metros de distância.
10) Para cada trabalho será reservado um painel para fixação, ficando a cargo do autor a colocação e retirado do pôster.
11) A Organização do Evento não se responsabiliza pelos trabalhos não retirados no período estipulado.
12) Fixação do pôster com fita crepe: os autores deverão levar a fita necessária (lembrando que o pôster não pode ser muito pesado).
ATENÇÃO:

Os pôsteres que não atenderem a essas especificações não serão aceitos. A produção de cada pôster deve gerar um resumo que será publicado no Caderno de Resumos da Semana de Letras.
Os pôsteres ficarão expostos no pátio das FIC durante os três dias do evento.
TEMA:
Língua e Literatura: comunicação, mídia e redes sociais

 1.    INFORMAÇÕES DO AUTOR, DOS COAUTORES E ORIENTADORES DA CONFECÇÃO DO PÔSTER:
Nome completo:


Instituição:_____________________________
Titulação:________________________________________________
E-mail:________________________________________________________
Título do Pôster:
_________________________________________________________________________
RECURSOS:  (  ) Aramados  (  ) Barbante  (   ) Fita adesiva   (  ) Microfone  
(  ) Outros               Quais?________________________________________________________

Telefone(s) para contato:_________________________________________
Devem ser fornecidos os dados completos dos demais participantes do pôster para adequada referência no Caderno de Resumos.
(     ) Apresentação de pôsteres
Período dos alunos relacionados ao pôster: (  ) 1º (  ) 2º (  ) 3º (  ) 4º (  ) 5º (  ) 6º (  ) 7º
Turno: (  ) Manhã (  ) Noite
O tema do pôster está relacionado a alguma disciplina ministrada pelo orientador?
(  ) Sim  (  ) Não
Qual?___________________________________
               
INFORMAÇÕES SOBRE O COAUTOR / PARTICIPANTE OU ORIENTADOR
Nome:__________________________________________________________
Instituição:______________________________________________________
Titulação:_______________________________________________________
 (Repita a estrutura acima para informar até 4 coautores/participantes e/ou até dois orientadores diretamente relacionados à produção do pôster).


ATENÇÃO:
            O fornecimento correto (ordem dos nomes, titulação, filiação institucional, coautoria, orientação, nome e modalidade da atividade data e turno), bem como demais informações consideradas relevantes para a publicação e para a organização do evento é de responsabilidade dos proponentes. Cada atividade poderá ter até 04 (quatro) coautores e/ou participantes e/ou dois orientadores informados de forma correta. E o comparecimento dos autores/participantes informados às atividades é obrigatório. O não comparecimento inviabilizará a entrega de certificação correspondente.

2. NORMAS PARA PUBLICAÇÃO do resumo do pôster NO CADERNO DE RESUMOS COM isbn:

O resumo deverá ter as seguintes características:

  1. Título em maiúsculas, negrito e centralizado.
  1. Nome do autor e/ou coautor à margem direita, precedido pela titulação e com a filiação institucional entre parênteses indicada abaixo do nome.
  1. Palavras-chave: mínimo de 3 e máximo de 5 separadas por traço.
  1. Língua: Português.
  1. Limite de palavras: mínimo de 100 e máximo de 200.
  1. Formatação: espaço simples; margens: esquerda e superior - 3 cm, direita e inferior - 2 cm; fonte: Times New Roman 11.
  2. As palavras “RESUMO:” e “PALAVRAS-CHAVE:”, devem ser inscritas conforme a grafia assinalada no item 7.
Modelo de resumo (Siga esse padrão, por favor)


ANÁLISE RÍTMICA DE DUAS COMUNIDADES DE FALA DE LÍNGUA ESPANHOLA

Dr. José Ricardo Dordron de Pinho
(FIC/CPII)
RESUMO: Tradicionalmente, o espanhol tem sido classificado como uma língua de ritmo silábico, ou seja, com isocronia silábica; neste tipo de línguas, as sílabas se repetem em intervalos regulares de tempo, ainda que isto se dê apenas de maneira perceptiva.  Porém, atualmente, as línguas já não são vistas estritamente como silábicas ou acentuais, mas sim como mais silábicas ou mais acentuais.  Além disso, como visto em O’Rourke (2008), as características rítmicas de uma língua podem variar de acordo com a origem geográfica do falante: diferentes dialetos de uma mesma língua não terão, necessariamente, as mesmas características do ponto de vista rítmico.  Este trabalho propõe uma análise rítmica do espanhol em duas de suas variedades, a espanhola e a chilena, com dados de leitura e de fala espontânea.  Buscamos comprovar se ambas realmente possuem isocronia silábica e quais são as especificidades de cada variedade geoletal.  Para tanto, baseamo-nos nas pesquisas prévias de Ramus, Nespor e Mehler (1999), Low, Grabe e Nolan (2000) e Grabe e Low (2002).

PALAVRAS-CHAVE: Isocronia - Línguas de ritmo silábico ou acentual.

 
 

























A revisão ortográfica, normativa e gramatical dos resumos é de responsabilidade dos proponentes. Lembrem-se de que, basicamente, as informações que estiverem no pôster poderão constar do caderno de resumos, à exceção de imagens.

 2.    INSERÇÃO DE TEXTO DO RESUMO:

   O texto deve obedecer, rigorosamente, as normas disponibilizadas abaixo, as quais vêm acompanhadas de um resumo-modelo.
COLE ou digite O SEU RESUMO AQUI:





            3. data limite e local de entrega da ficha preenchida:
A proposta deverá ser enviada ao NEL (Núcleo de Estudos da Linguagem Poeta Primitivo Paes) pelo e-mail: nel@feuc.br, impreterivelmente, até o dia 28/04/2015, às 23h59min. Propostas entregues após essa data não serão aceitas.