quarta-feira, 1 de março de 2017

Professor André Nascimento, ex-aluno do Curso de Letras da FEUC, grava vídeo com depoimento emocionante falando de sua trajetória na FEUC e de seus êxitos na Universidade do Novo México nos E.U.A.


Professor André Nascimento, ex-aluno do Curso de Letras da FEUC, grava vídeo com depoimento emocionante falando de sua trajetória na FEUC e de seus êxitos na Universidade do Novo México nos E.U.A..

NOVIDADE: 

O professor André Nascimento virá ao Brasil em maio para, entre outros compromissos pessoais e acadêmicos, participar da XXVI Semana de Letras. E já agendou uma  visita a um turma de Literaturas e a participação em uma mesa redonda com o professor Erivelto Reis com o tema: "As Literaturas Brasileira e Portuguesa pelo mundo afora: direitos humanos, impactos e recepção." 

Assista ao vídeo, clicando no link abaixo:




“Eu agradeço muito à FEUC por ter me preparado como acadêmico e como pessoa.”




“Decidi pela FEUC. Tive a FEUC como minha primeira opção. Não só pela trajetória e pelo que eu já tinha escutado falar muito positivamente sobre a FEUC. Foi uma surpresa muito positiva. Ter essa recepção, ter esse contato com os professores acho que foi primordial para saber que realmente não era apenas uma faculdade, mas que era uma casa, um lugar onde eu queria estar. Que eu tinha prazer de estar. Eu aprendia com os meus professores, aprendia com meus colegas.”




“Eu acho que essa relação com os professores, que não era uma relação apenas profissional, de distância, era uma relação humana onde eu conseguia me aproximar, e fazer perguntas, não ter vergonha de perguntar, de levantar questionamentos ou até de discordar, me fez crescer muito e me preparar para estar aqui na Universidade do Novo México. No programa de Português nós estamos entre as cinco melhores Universidades dos Estados Unidos na área de mestrado Literatura Brasileira, Estudos Culturais e Latino-americanos.”


Com o escritor Nicholas Sparks. Intérprete oficial. Bienal do livro.

“Pra mim é uma honra ter estudado na FEUC. [...] Eu acho que aprendi muito e até hoje consigo me destacar aqui entre meus pares, entre os professores. E como professor aqui também, porque eu dou aula na graduação, eu tento ser aberto assim pros meus alunos e ensinar a Cultura, a Literatura brasileira, a Língua Portuguesa e sempre permitir espaços abertos para a discussão para crescimento em conjunto.”

Liberdade de sentir, aprender e ensinar.

“A culminância disso tudo foi quando eu me apresentei num congresso em Stanford, (nós temos uma grande pressão pra apresentar nossas pesquisas), - um dos maiores congressos na área de Literatura Brasileira. E quando foi apresentado esse meu trabalho em plenária, professores de universidades como Harvard, Yale,  University of Chicago, University of Miami, estavam nessa sala e chegaram a mim e me elogiaram, falaram que o trabalho estava muito bem elaborado. Eu me senti muito contente e feliz de saber que toda a minha trajetória teve um propósito. E eu devo muito isso à FEUC.”


Semana de Letras - Jubileu de Prata (2016). da esquerda pra direita: Prof. Erivelto Reis, Profª. Drª. Norma, Profª. Drª. Arlene (Coordenadoras do Curso de Letras)

“Reitero que foi fundamental a participação dos professores que são o que eu chamo de ‘prata da casa’. Eu agradeço por nos prepararem para a vida, o mercado de trabalho, para ser professor, pensar a nossa educação, questionar a nossa prática de ensino e a nossa prática de ensinar.”



“Agradeço muito, por toda a minha trajetória na FEUC, aos meus colegas aos meus professores. E é isso: gostaria de dizer também que às vezes é muito complicado pra gente que vem da Zona Oeste, quem vem de uma trajetória pobre, de achar que as coisas que a gente aprende aí, são muito longe ou muito difíceis de conseguir talvez chegar em outros lugares, mas eu tenho certeza de que tudo o que a gente aprende aí com esses professores que são nota mil, podem nos levar a outros lugares, a qualquer lugar do mundo porque o conhecimento ensinado aí é um conhecimento sólido. Os professores são pessoas maravilhosas. E eu me sinto muito sortudo por ter tido a oportunidade de ter aula com cada um deles. Obrigado e desejo a vocês tudo de bom. Um forte abraço.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário