SÉRIE É COISA SÉRIA:
LITERARIEDADES NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS
Idealização e Coordenação:
Prof. Me. Erivelto Reis (FIC/RJ)
APRESENTAÇÃO
As inscrições para ouvinte poderão ser feitas na própria FEUC entre 01 e 13 de agosto com monitores específicos identificados no pátio das FIC/RJ.
Esse evento, que nos bastidores já está sendo chamado de "Semana Netflix", tem como objetivo geral discutir a literariedade (presença/ausência de) nas narrativas contemporâneas no gênero série. É uma atividade desenvolvida sob a Coordenação do Curso de Letras das FIC/RJ, através do Núcleo de Estudos da Linguagem Poeta Primitivo Paes das FIC/RJ, idealizada e coordenada pelo prof. Me. Erivelto Reis.
Será possível apresentar trabalhos (bâneres) sobre sua série favorita (alunos do CAEL e das Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FIC/RJ) - qualquer que seja o Curso - grupos de até 5 componentes), e participar, como ouvinte, das dez atividades (palestras e/ou mesas-redondas), proferidas por professores (as) da Instituição e/ou convidados (as), envolvendo algumas das séries mais populares na atualidade:
- Dr. House - Já Confirmada
- Breaking Bad - Já Confirmada
- Strangers Things
- Better Call to Saul - Já confirmada
- 13 Reasons Why - Já confirmada
- Black Mirror - Já confirmada
- Big Bang Theory
- Grey's Anatomy - Já confirmada
- Monk - Já confirmada
- Orange is the New Black
NOTA: PODERÁ HAVER SUBSTITUIÇÃO E/OU ACRÉSCIMO DE TÍTULOS CONFORME DEMANDA DO EVENTO. A PROGRAMAÇÃO DEFINITIVA SERÁ DIVULGADA ATÉ 05 DE AGOSTO.
Os eixos de orientação e produção dos temas são os seguintes para as apresentações de bâner e para as apresentações dos palestrantes :
- Intertextualidades narrativas;
- Processos de adaptação entre os gêneros;
- Similaridades e disparidades entre os enredos;
- Análise dos processos de configuração de narrativas;
- Estudo das Personagens / dos enredos;
- Interações entre as linguagens;
- Desconstrução/Reiteração dos Cânones.
- Processos de articulação cultural (traduções/adaptações)
A justificativa para este evento é a consideração a respeito do alcance que as séries têm tido entre o público brasileiro - em todas as classes sociais, não sendo em menor escala quando se trata de estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior.
Os eixos propostos pretendem problematizar e nortear a produção das pesquisas e/ou orientar a transposição da linguagem entre os gêneros e/ou do estado de fruição de quem (para quem) curte, assiste, se emociona, reflete sobre o que assiste nas séries e as possibilidades analíticas, críticas e interacionais dos profissionais da Letras e dos (das) fãs mais apaixonados (as) entusiasmados (as) e atentos (as).
A hipótese que motivou a produção do evento é a de que os recursos analíticos e teóricos usualmente aproximadas das leituras culturais, estruturais, críticas e analíticas das Literaturas e das Linguagens podem ser ferramentas para a leitura e análise de um gênero cada vez mais popular como as Séries. E sua potencial utilização no aprimoramento das técnicas e dos diálogos de formação e de interatividade entre os mais diferentes gêneros tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Superior, qualquer que seja a área de formação dos profissionais.
PRODUÇÃO DE BÂNER /PÔSTER
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER
VALE 15h de atividade complementar
Tamanho do pôster: 90 cm de largura e 1,10m de altura. (90cmX110cm)
Cada bâner/pôster. deverá ter, 01 autor e,no máximo, quatro co-autores.
No mínimo, um dos autores do trabalho deverá permanecer junto ao bânner/pôster, durante o tempo reservado à sessão (apresentação) de bânner/pôster.
É proibida a apresentação
· por terceiros (não especificados no resumo do trabalho), de forma oral ou por performances;
· de trabalhos impressos em folhas de sulfite soltas, sem características de um pôster;
· com aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos demais autores da sessão;e
· de bâner/pôster feito à mão.
· por terceiros (não especificados no resumo do trabalho), de forma oral ou por performances;
· de trabalhos impressos em folhas de sulfite soltas, sem características de um pôster;
· com aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos demais autores da sessão;e
· de bâner/pôster feito à mão.
Tamanho do pôster: 90 cm de largura e 1,10m de altura. (90cmX110cm)
No pôster, deve constar:
a) TÍTULO DO TRABALHO, em letras maiúsculas, centralizado e em negrito;
b) Nome(s) do(s) Autor(es) ;
c) Nome do Professor Orientador;
d) Nome da Instituição ;
e) Cidade/Estado ;
f) Endereço eletrônico, ;
g) Introdução;
h) Desenvolvimento;
i) Metodologia,;
j) Resultados;
k) Conclusão.
l) Bibliografia
b) Nome(s) do(s) Autor(es) ;
c) Nome do Professor Orientador;
d) Nome da Instituição ;
e) Cidade/Estado ;
f) Endereço eletrônico, ;
g) Introdução;
h) Desenvolvimento;
i) Metodologia,;
j) Resultados;
k) Conclusão.
l) Bibliografia
10) Usar fonte (letras) simples e com tamanho que permita a leitura rápida e a dois metros de distância.
Para cada trabalho será reservado um painel para fixação, ficando a cargo do autor a colocação e retirado do pôster.
Fixação do pôster com fita crepe: os autores deverão levar a fita necessária ( lembrando que o pôster não pode ser muito pesado).
ATENÇÃO
Os pôsteres que não atenderem a essas especificações não serão aceitos.
Critérios utilizados pelo Avaliador Responsável (Bâner/Pôster)
APRESENTAÇÃO
1.ASPECTO GERAL DO PÔSTER:
O Conteúdo relaciona-se com o assunto do trabalho?
Disposição do Conteúdo: está bem distribuído, em uma sequência lógica, com gráficos e fotos de acordo com o texto? Muito longo ou redundante
O Conteúdo relaciona-se com o assunto do trabalho?
Disposição do Conteúdo: está bem distribuído, em uma sequência lógica, com gráficos e fotos de acordo com o texto? Muito longo ou redundante
2. O PÔSTER É AUTO-EXPLICATIVO?
Lendo-o, tem-se a compreensão do que se trata, do conteúdo e dos resultados?
É sucinto, claro e compreensível?
Lendo-o, tem-se a compreensão do que se trata, do conteúdo e dos resultados?
É sucinto, claro e compreensível?
3. ESTÉTICA:
Qualidade visual do pôster
Está bem produzido?
As informações estão alinhadas corretamente?
Identificam o objetivo do texto?
Qualidade visual do pôster
Está bem produzido?
As informações estão alinhadas corretamente?
Identificam o objetivo do texto?
4. APRESENTAÇÃO ORAL
Os discentes apresentaram corretamente o trabalho?
Responderam adequadamente a eventuais questionamentos?
Acrescentaram informações relevantes a partir do material exposto?
Demonstraram uma preocupação com o dado artístico da obra?
Os discentes apresentaram corretamente o trabalho?
Responderam adequadamente a eventuais questionamentos?
Acrescentaram informações relevantes a partir do material exposto?
Demonstraram uma preocupação com o dado artístico da obra?
5. REVISÃO
Há problemas de revisão no trabalho?
Comprometem o entendimento da pesquisa?
Os erros ortográficos e de concordância são acidentais?
O estilo de redação é direto, claro e objetivo?
A sequência de raciocínio utilizado é lógica e faz sentido?
Há problemas de revisão no trabalho?
Comprometem o entendimento da pesquisa?
Os erros ortográficos e de concordância são acidentais?
O estilo de redação é direto, claro e objetivo?
A sequência de raciocínio utilizado é lógica e faz sentido?
6. MÉTODOS
A pesquisa bibliográfica foi feita em fonte de dados confiável?
O Poema reproduzido é adequado à proposta do banner?
Desenvolvimento científico do trabalho: foi realizado dentro do método acadêmico?
É possível supor que haja aplicação prática da pesquisa realizada?
A pesquisa bibliográfica foi feita em fonte de dados confiável?
O Poema reproduzido é adequado à proposta do banner?
Desenvolvimento científico do trabalho: foi realizado dentro do método acadêmico?
É possível supor que haja aplicação prática da pesquisa realizada?
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O trabalho pode ser considerado agradável e importante?
O trabalho pode ser considerado agradável e importante?
8. OBSERVAÇÕES: (A CRITÉRIO DO AVALIADOR)
e-mails com resumo dos bâneres/pôsteres (até 05 de agosto de 2017).
feucnel@gmail.com
Assunto: bâner+o título da série.
RESUMOS de 100 ATÉ 200 PALAVRAS
AUTOR
E NOMES DOS COAUTORES
APRESENTANDO A SÉRIE E O EIXO DO TRABALHO CONFORME DESCRITO ACIMA.
Os bâneres ficarão expostos no pátio da FEUC durante toda a semana do evento.
INVESTIMENTO
As inscrições para ouvinte poderão ser feitas na própria FEUC entre 01 e 13 de agosto com monitores específicos identificados no pátio das FIC/RJ.
INSCRIÇÕES DE OUVINTES
Valor: R$ 15,00 - aluno das FIC e comunidade (todos os dias do evento), com certificado de ouvinte. Validando 25 horas de atividade complementar.
INSCRIÇÃO DE BÂNER:
Valor: R$ 5,00 por grupo (Com certificado da exposição) (Pago ao monitor do evento no pátio das FIC até uma semana antes do evento).
Validando 15 horas de atividade complementar.
CAMISA COM A LOGOMARCA DO EVENTO:
Encomendas até dia 10/8 com pagamento antecipado.
R$ 30,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário