segunda-feira, 11 de setembro de 2017

PROJETO ENADE 2017 - CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DE PERFIL E DE COMPETÊNCIAS DOS (AS) CONCLUINTES - O QUE O ENADE ESPERA RECONHECER EM LETRAS - PORTUGUÊS




PORTARIA INEP Nº 504 DE 6 DE JUNHO DE 2017 - Publicada no Diário Oficial de 8 de junho de 2017, Seção 1, pág. 39 A PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP), no uso de suas atribuições, tendo em vista a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004; a Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, em sua atual redação; a Portaria Normativa nº 8, de 26 de abril de 2017, e considerando as definições estabelecidas pela Comissão Assessora de Área de Letras Português, nomeada pela Portaria nº 103, de 9 de fevereiro de 2017, resolve:

[...]

Art. 4º A prova do Enade 2017, no componente específico da área de LetrasPortuguês - Licenciatura, terá como subsídio as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Letras, Resolução CNE/CES n° 18, de 13 de março de 2002, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, Resolução CNE/CP n° 1, de 18 de fevereiro de 2002, as normativas associadas às Diretrizes Curriculares Nacionais e a legislação profissional.

LETRAS - PORTUGUÊS 

§1º A prova do Enade 2017 terá, no componente específico da área de Letras Português - Licenciatura, 30 (trinta) questões, sendo 03 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de caso. 

§2º As provas do Enade 2017, para as áreas que conferem diploma de Licenciatura, terão, em seu componente específico, 05 (cinco) questões de múltipla escolha referenciadas pela Portaria Enade 2017 da área de Pedagogia.


Art. 5º A prova do Enade 2017, no componente específico da área de Letras Português - Licenciatura, terá como referência as seguintes características do perfil do concluinte: 

I. reflexivo em relação às questões de língua e de linguagem; 

II. sensível às variedades linguísticas e às diferentes manifestações literárias; 

III. crítico em relação ao fenômeno da criação literária e suas relações intersemióticas; 

IV. receptivo às manifestações da literatura e da língua como prática social em contextos orais e escritos; 

V. observador dos fenômenos linguísticos e discursivos em diferentes contextos de uso; 

VI. comprometido com a formação dos estudantes nos diferentes contextos de atuação a partir de concepção ampla e contextualizada de ensino e de processos de aprendizagem; 

VII. ético e ciente da importância de uma formação profissional contínua, autônoma e permanente.


Art. 6º A prova do Enade 2017, no componente específico da área de Letras Português - Licenciatura, avaliará se o concluinte desenvolveu, no processo de formação, competências para: 

I. produzir textos, adequando a linguagem a diferentes situações discursivas; 


II. analisar os processos de leitura e produção de textos; 

III. descrever e explicar fenômenos e fatos da linguagem, utilizando criticamente as teorias linguísticas; 

IV. compreender a linguagem como fenômeno psicológico, social, histórico, cultural, político e ideológico; 

V. analisar criticamente manifestações literárias e culturais; 

VI. descrever e observar as variedades da língua portuguesa; 

VII. examinar a organização e o funcionamento da estrutura da língua portuguesa nos vários níveis de análise linguísticos; 

VIII. identificar e explorar textos multimodais em diferentes ambientes tecnológicos; 

IX. refletir sobre a organização e o funcionamento dos elementos estruturadores do texto literário e não literário; 

X. identificar e examinar os processos de formação e mudança da língua portuguesa; 

XI. utilizar criticamente as teorias linguísticas como instrumento para o ensino de língua portuguesa como língua materna; 

XII. articular teoria e prática para o ensino de língua e literatura; 

XIII. realizar a transposição didática dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino; 

XIV. utilizar recursos digitais em ambiente escolar visando ao multiletramento.










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